sábado, 28 de maio de 2011

Nos mares, os defensores de baleias e focas


Os protetores de baleia em ação

Todos os sábados e domingos, às 14 horas, o Animal Planet exibe no Brasil os programas da Sea Shepherd Conservation Society, uma Organização Não-Governamental (ONG) que defende as baleias de caçadores e enfrenta em embates perigosos a frota de caça japonesa na Antártica. Vale a pena ver os programas e constatar como a caça às magníficas baleias é predatória. O capitão do barco da Sea Shepherd é seu fundador, o canadense Paul Watson, que comanda uma equipe de guerreiros de alto mar, que recorre a técnicas de abordagem e ataques "legais" contra a frota de barcos de pesca japoneses. Os pescadores de baleia revidam, muitas vezes de maneira agressiva, com equipamentos militares emissores de sons, reivindicando o direito que não têm, a meu ver, de matar as baleias. A matança de baleias é feita com crueldade. As leis internacionais são confusas, como afirma sempre Watson, e dá brecha para navios de "pesquisa" caçarem e matarem as baleias. Por isso, o navio principal da tropa japonesa tem escrito a palavra "pesquisa", como se fosse uma autorização para a matança. Uma grande ironia! A ONG defende também focas, golfinhos e demais animais dos mares.


O capitão Watson
Mais informações no site do Brasil:  http://seashepherd.org.br/
Sea Shepherd Conservation Society foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace, que, ao engajarem-se nesse novo projeto, criaram um movimento de caráter mais ágil, objetivo e ativista. Atualmente, a Sea Shepherd é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.


2 comentários:

  1. Admiro essas pessoas corajosas, de organizações como Sea Sheperd,Green Peace, Peta e outras. Elas arriscam sua própria vida para tentar salvar outras, de seres indefesos. Parabéns!!!

    Graciela

    ResponderExcluir
  2. Muito legal... a Sea Shepherd é uma das ongs grandes que mais admiro, devido a seu lado ativista! Já foram considerados até ecoterroristas, e por essas e outras merecem o reconhecimento de todos. Recentemente três voluntários brasileiros estiveram a bordo da tripulação em missão na antartida, entre eles o jorge guimarães (nutricionista dono do restaurante veghethus- e da ong VEDDAS em SP)... gostaria de parabenizá-los também!
    http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/ANIMAIS-MUNDO/Sea-Shepherd-George-Guimar%E3es-e-mais-tr%EAs-brasileiros-embarcados-com-o-capit%E3o-Paul-Watson.html

    ResponderExcluir