domingo, 4 de setembro de 2011

Programa pioneiro em SP: o "Médico Veterinário da Saúde da Família", uma parceria do centro universitário FMU e a prefeitura de Bertioga.


Estudantes da FMU fazem entrevista na rua Oswaldo Cruz,
no bairro Vicente de Carvalho 2/Foto Ricardo Osman
                                 A faculdade de Medicina Veterinária da FMU e a Secretaria Municipal de Saúde, da prefeitura de Bertioga, cidade do litoral paulista, lançaram, em parceria, programa inédito: o do "Médico Veterinário da Saúde da Família". Sob coordenação do professor Carlos Augusto Donini, 26 estudantes, do 4.º ao 10.º período do curso, estiveram no sábado, dia 3 de setembro, em Bertioga para fazer entrevistas, de casa em casa, na comunidade do bairro Vicente de Carvalho 2. Fomos bem recebidos pela comunidade. Participei do grupo na condição de estudante de Medicina Veterinária (4.º semestre).
                                Segundo os organizadores do programa, o objetivo é fazer pesquisa e cadastro por domicílio, relatando a presença de animais domésticos, e orientar a população em relação a doenças que animais, como os ratos, e insetos, como mosquitos, podem transmitir aos cidadãos. Nesta fase inicial, foi registrada a infestação de locais por mosquitos. O programa é amplo e está apenas começando. Poderá propor discussões na comunidade sobre a necessidade, por exemplo, de castração de cães e gatos, para evitar a superpopulação.
Cachorrinha Suzi,
da moradora Roberta dos Santos.
Constatamos o quanto os animais domésticos, como cães, gatos e até coelhos, como o Florzinha, são integrados às famílias, nessa comunidade carente, e tratados com carinho. A moradora Roseane Luiz Santos, de 25 anos, da rua Oswaldo Cruz, deu para a filha Rebeca o coelhinho Florzinha de presente. O animal estava bem tratado, e em uma gaiola limpa. A jovem Roberta dos Santos Souza, de 15 anos, tem orgulho de sua cadela Suzi, que ela adotou, e Alexandra Melo dos Santos, de 26 anos, mãe de duas crianças e dona do cachorro Beethoven, quis saber se fazia mal dar banho no cachorro com o xampu das crianças. "Eu uso o xampu dos meus filhos", disse ela.

Crianças dão banho no Beethoven
 "Estamos aqui em Bertioga para agregar valor à vigilância epidemiológica do município, à vigilância sanitária e ambiental", disse o professor Donini, na manhã do sábado, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga, onde o grupo de estudante se reuniu para iniciar o trabalho. No CCZ, os estudantes da FMU foram recebidos pela veterinária Maria Mazzucatto, chefe do orgão, que fez uma apresentação dos problemas da região e dos principais desafios a serem vencidos.
                                                                              
Em seguida, um grupo de cinco estudantes seguiu para trabalhar no conceito de Posse Responsável ajudando na doação de cães resgatados pelo CCZ. A maioria dos cães é vira-lata e foi tratada antes de seguir para a feirinha de doação. No sábado, dia 3, dos oito animais resgatados, dois conseguiram um lar. Uma significativa vitória.

O coelho Florzinha, com Roseane
 e a filha Rebeca.

Os demais estudantes seguiram por ruas do bairro Vicente de Carvalho 2. Lá, em duplas, passaram a fazer as entrevistas. Mais de 100 entrevistas foram feitas naquela comunidade, de porta em porta. Alguns pontos merecem destaque: 1) a comunidade recebeu muito bem os estudantes de Medicina Veterinária da FMU e colaborou ao responder as perguntas do questionário e 2) informações básicas sobre controle de ratos e mosquitos, por exemplo, são valiosas. Os moradores ouvem com atenção as explicações sobre as zoonoses. Infelizmente, o esgoto é aberto na rua, o que aumenta os riscos de doenças.
                  O projeto prevê visitas regulares a Bertioga. No sábado, dia 10 de setembro, os estudantes retornarão para continuar o trabalho, nas ruas do Centro.


O professor Carlos Augusto Donini (à esq.) e os estudantes de Medicina Veterinária da FMU, 
 no CCZ de Bertioga/Foto Ricardo Osman
                  
     

5 comentários:

  1. Ricardo, como você acredito muito nesse programa, e fico feliz com sua matéria, que através dela várias pessoas possam ver uma realidade que vem acontecendo nesse nosso Brasil.
    Um grande abraço do amigo,
    Alexandro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!
    E parabéns pelo trabalho do grupo que foi realizado com muito sucesso em seu primeiro contato!
    Ricardo, adoro a sua abordagem tão sensível a realidade das pessoas e animais, e a visão familiar que nos é transmitida... fica claro que ao tratarmos desses animais estaremos lidando com um integrante da família de cada um citado no matéria!
    Parabéns mais uma vez... e me aguarde no próximo!rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Ricardo: parabéns! matéria excelente, muito bem ilustrada! O Prof. Donini merece que esse programa seja valorizado porque além da função social, é de extrema importância termos o médico veterinário inserido no programa saúde da família. Beijos. Profa. Ana Balda

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, os registros fotográficos ficaram lindos!
    Parabéns para todos os alunos que estão se mostrando muito atuantes e entendendo o amplo sentido da profissão do médico veterinário!
    Tudo isso é luz para os meu olhos e música para os meus ouvidos.
    Donini, vc é o super herói disso tudo! Abraços,
    Paula Bastos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos pela iniciativa esse projeto realmente e mto bacana...Parabéns a Todos...


    Érica Paz

    ResponderExcluir