domingo, 22 de janeiro de 2012

Um dia histórico para a defesa dos animais neste País. A Avenida Paulista parou neste domingo dia 22.


A passeata chega à esquina da rua Augusta com a Avenida Paulista
/Fotos de Ricardo Osman

         A manifestação deste domingo na Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo, reuniu nove mil pessoas em defesa dos animais e contra a crueldade (o cálculo é da Polícia Militar). O ato pacífico foi organizado em várias cidades do País pelo movimento Crueldade Nunca Mais e deixou claro para as autoridades a vontade de boa parte da população. Os cidadãos exigem leis mais rigorosas para punir crimes de maus-tratos aos animais, crimes como os recentes cometidos contra o cachorro Lobo, que foi arrastado por um carro; o da cachorrinha Lana, morta por uma enfermeira de Goiás, e o caso dos 4 cães e 35 gatos mortos na Vila Mariana por Dalva Lina da Silva, que apesar do flagrante continua em liberdade. Em São Paulo, a manifestação teve início às 10 horas diante do MASP e seguiu até a Avenida Consolação, e de lá retornou ao museu, encerrando ao meio-dia, com as pessoas cantando o Hino Nacional brasileiro. Foi um ato silencioso, cortado pelos gritos de "Justiça". "Este foi um momento histórico para a proteção dos animais neste País", disse a jornalista e protetora de animais, Dinorah Ereno, que esteve na passeata. "Os últimos casos de crueldade como o do cão Lobo, o da yorkshire Lana de Goiás e o da Vila Mariana sensibilizaram a população." O blog AnimaisOk apoia oficialmente o movimento Crueldade Nunca Mais.
A frase que lembrou a mudança necessária no Brasil
                
                               Os manifestantes levaram cartazes e fotos de recentes crueldades cometidas contra os animais.  Estavam presentes organizadores como Angela Caruso, nossa amiga, presidente da ONG Quintal de São Francisco, e Renato Neto, da Natureza em Forma. Além de artistas como Luisa Mel. "Hoje foi realmente um dia histórico para a causa animal. Estávamos precisando de algo assim para dar um basta à crueldade", disse a jornalista e protetora Márcia Rodrigues. "A gente vai mudar a lei ainda neste ano", acrescentou. Atualmente, os crimes contra cães e gatos, por exemplo, não são punidos com cadeia. A lei de Crimes Ambientais, de 1998, que trata dos maus-tratos é branda.

Manifestantes levaram seus cães ao ato
                
Cartazes lembraram as dores dos animais
                             

Uma homenagem a todas as vítimas. Os bichos tiveram vozes na Avenida Paulista.
                             
A manifetação retorna da Avenida Consolação
                                

O pessoal da construção parou para apoiar o movimento
O "cachorrão" pediu Justiça

Até Elvis apareceu
Família unida em defesa dos bichos.
 Thiago Cirilo e a mulher Tatiana com os filhos Isabela, de 8 anos, e Cauê, de 2 anos.
Os gatos também estavam representados
                                 
Na fantasia, a cachorrinha Yorkshire Lana joga o balde na dona.
                           

A apresentadora Luisa Mel desabafa: "Justiça, Justiça..."
                                                            

Você pode apoiar a mudança na legislação brasileira contra crimes de maus-tratos a animais. Em breve, o movimento Crueldade Nunca Mais vai iniciar a coleta de assinatura da petição oficial http://www.crueldadenuncamais.com.br/.

No encerramento, diante das bandeiras de São Paulo e do Brasil,
manifestantes cantam o Hino Nacional brasileiro.
                                                                          

Um comentário:

  1. Osman, vamos conseguir mudar a lei este ano, vc vai ver!!! Nossa união vencerá a preguiça dos nossos legisladores e a mente perigosa desses criminosos...
    Bjs,
    Márcia Rodrigues

    ResponderExcluir